sexta-feira, 27 de maio de 2011

Apresentação Flash - Matrix e a Realidade Virtual

No âmbito da cadeira de Cibercultura, foi-nos proposto fazer uma apresentação Flash , com a duração de 5 minutos, em que teríamos de escolher um tema relacionado com a disciplina. Escolhi o tema Realidade Virtual, utilizando o filme Matrix como exemplo.
Podemos por isso dizer, que a Matrix é uma realidade Virtual. No filme eles mostravam uma realidade virtual, em que o mundo real era dominado por máquinas...
Devido a um erro do sistema do blogger, foi-me impossível colocar o vídeo que utilizei para a apresentação.


quinta-feira, 26 de maio de 2011

Vídeos Virais

Os vídeos virais são vídeos que adquirem um alto poder de circulação na internet, alcançando grande popularidade, configurando-se como um fenómeno típico da Web 2.0.
Foi-nos solicitado dois vídeos , no âmbito da cadeira de Produção de Vídeo II e por ser oportuno ao tema deixarei aqui dois vídeos feitos por mim, para quem queira visitar e comentar.



Second Life

O Second Life  é uma plataforma de desenvolvimento de ambientes virtuais criada em 2002 pela Linden Labs. Nestes ambientes os utilizadores podem criar avatares, interagir com outros avatares, construir qualquer tipo de objecto, trocar e comprar criações feitas, assim como comprar terrenos virtuais. A criatividade dos utilizadores é que "manda" e todos poderão criar o seu "mundo". Acaba por ser uma constante réplica do mundo real, através,  por exemplo,  dos seus hábitos e comportamentos.


So you Think you Can Pitch no Instituto Miguel Torga


 Miguel Gonçalves do So you think you can pitch teve a gentileza de ir ao Instituto Miguel Torga, apresentar-nos a mais recente forma de encontrarmos um emprego na nossa àrea. Criatividade, boa disposição e como dizia o Miguel " com vontade de levantar paralelo".Qualquer pessoa se podia increver, bastava fazer a inscrição no site: www.sopitch.com  e ter a sorte de ser seleccionado... Gostei tanto da apresentação que decidi arriscar a mandar o meu currículo....
Passados alguns dias, recebo um email a dizer que tinha sido seleccionada para a primeira fase do Pitch!
No dia 19 de Maio lá ia eu em direcção a Braga.
 Posso dizer que foi uma experiência sensacional...Fui extremamente bem recebida por toda a equipa e todos à sua maneira me irão deixar saudades! As redes sociais são neste momento uma ferramenta fulcral para quem quer enriquecer a sua rede de networking. Agora é esperar ansiosamente ser seleccionada para a final, mas se não for, a experiência já foi gratificante.

terça-feira, 26 de abril de 2011

Wikis


Os Wikis são uma tecnologia recente, que permite partilhar a construção colectiva do conhecimento.
É um termo havaiano que quer dizer rápido e serve sobretudo, para que os utilizadores possam gerar o seu próprio conteúdo e assim colaborar com informação para os demais utilizadores sobre diversos temas.
Tem a vantagem de se poder compartilhar informação e é bastante flexível a nível de utilização.
Tem no entanto duas desvantagens: a primeira é que as pessoas que não tenham acesso`a internet não conseguem ter as informações visíveis nas plataformas e qualquer pessoa consegue alterar a informação disponível, o que pode muitas vezes dar azo a que pessoas mal intencionadas tentem dar informações erradas. Eu sou uma utilizadora assídua dos Wikis , visto que em determinados temas em que tenha dúvidas posso de uma forma rápida fazer algumas consultas, no entanto tenho sempre o cuidado de ver outras fontes de informação.

Pierre Lévy - As Formas do Saber



Pierre Lévy é um dos mais respeitados pensadores nas àreas da comunicação, cibercultura e inteligência colectiva.
No final dos anos 70 , em França, este filósofo começou a ter aulas de metodologia,pesquisa histórica e também de cartografia e geografia . Este assume que algumas das matérias estudadas eram fulcrais para a utilização dos computadores.Contudo , refere que foi aí que percebeu que o uso dos computadores, mudava a forma de se fazer pesquisas e que este instrumento trazia novas possibilidades à Humanidade. O computador era visto como sendo uma inteligência artificial. Esta questão veio revolucionar a forma de pensar dos seus utilizadores. Nesta época, a internet não era acessível à população no geral. Esta foi desenvolvida pelo exército americano, para facilitar o trabalho dos pesquisadores, daí esta tecnologia ter sido desenvolvida. Neste momento quase todas a pessoas têm acesso à internet, seja ela para lazer ou trabalho.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

As redes Sociais e as diversas utilizações

Segundo um vídeo visionado no Youtube, relativamente às Redes Sociais, no passado, estas serviam para publicar coisas sobre si mesmo numa plataforma online, fazer a conecção  com os amigos e com determinadas comunidades, interagir com pequenos grupos com um interesse comum. Hoje em dia, as redes sociais na internet servem para... conectar, unir, distribuir informação, redistribuir informação, adicionar credibilidade, readicionar credibilidade, observar, servir o público, observar o público, consultar o público, formar mais público, informar, interagir, agir, agitar, abstrair, atrair, atender, entender, descobrir tendências, desenvolver pautas, descobrir pautas, rir, ir mais longe, ir mais rápido, redimensionar ações... de mídia, de marketing, de cultura, de política, de economia.